Todos nós temos uma missão.

Todos nós temos uma missão. Eu tenho certeza de que a sua não é apenas acumular bens materiais, nem tão pouco trabalhar, trabalhar e trabalhar… Pergunto: Você é sustentável? 

A população mundial no ano de 1750 era de 790 milhões, em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas, hoje estamos próximo de 8 bi, ou seja, nos últimos 269 anos a população multiplicou 10 vezes. O planeta, no entanto, não aumenta. Ao contrário, a cada dia que passa, a oferta de recursos naturais, essenciais para a sobrevivência na Terra, diminui. Você acredita no aquecimento global? Acredita que o nosso modelo de existência está degradando o planeta? Acredita na Pegada Ecológica?

Desde 1970, estamos consumindo mais recursos naturais do que a Terra é capaz de renovar. Já estamos consumindo em um ano o dobro de recursos que o planeta é capaz de renovar anualmente. Vale ressaltar que se toda a população mundial tivesse o mesmo padrão de consumo dos Norte Americanos, precisaríamos de 2,5 planetas Terra e, se tivessem o mesmo padrão de consumo dos Brasileiros, precisaríamos de 1,5 planetas. Se mantivermos nosso atual padrão de consumo, em 2050 precisaremos de mais de dois planetas para nos sustentar.

“Em 2019, a data chegou mais cedo que em qualquer outro desde que o planeta entrou em sobrecarga, na década de 1970. “Nós estamos usando recursos futuros da Terra para operar no presente e cavando cada vez mais fundo o déficit ecológico”, afirmou ao jornal O Globo Mathis Wackernagel, diretor executivo da Global Footprint Network. “É hora de acabar com esse esquema e alavancar nossa inventividade para criar um futuro próspero, livre dos combustíveis fósseis e da destruição planetária”, ressaltou.” Fonte: www.ecodesenvolvimento.org

Segundo David Attenborough, “Quem acredita em crescimento infinito num planeta fisicamente finito é louco, ou economista.” 

A questão é que precisamos mudar nosso comportamento em relação ao consumo. Muito falasse em consumo consciente, mas verdadeiramente o que pode ser feito, quais os hábitos serão necessários para desencadearmos ações diárias que nos permitam uma correlação saudável com nosso planeta. 

Essa é a minha missão! E você, já descobriu a sua missão?

Se sim, compartilhe com a gente. Se não, espero que nossos conteúdos te inspirem. 😉

 

#sejaumcamaleao #vivasustentavel #nucleocamaleao

Bruno Navarro

Engenheiro Ambiental

CEO- Núcleo Camaleão

2 Comments

  • Clarice Salles
    Posted 28 de abril de 2020 14:30 0Likes

    Parabéns pelo Blog, gosto de ler materiais como esses!

    Compartilho dessa mesma missão, pela busca de tornar os processos e hábitos atuais mais sustentáveis. Devemos isso ao nosso Planeta.

    • NucleoCamaleao
      Posted 5 de maio de 2020 10:31 0Likes

      Gratidão por acompanhar e curtir nosso trabalho!

      Ficamos felizes em ter pessoas na nossa rede que compartilham do nosso propósito, vamos juntos!

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?