Empreendedorismo, criatividade e adaptação.
Já pensou em ter o seu próprio negócio? Há uma grande chance de ter respondido sim. Da mesma forma, muitas pessoas já pensaram e pensam em abrir o seu próprio negócio. Independente do ramo de atividade, a liberdade de horário e a possibilidade de administrá-la livremente conferem independência e autonomia ao empreendedor. Enfim, ter o seu próprio negócio torna-se uma realização.
O cenário atual de crise biológica, econômica e política, que trouxe a reboque a diminuição da oferta de empregos, serviu de estímulo para despertar a vontade de empreender. É nesse contexto que muitos negócios têm despontado, dentre eles, as Startups, as quais vêm crescendo exponencialmente e, para tanto, dispõem de inúmeros incentivos governamentais e recursos privados. No entanto, abrir seu próprio negócio e mantê-lo em funcionamento não é uma tarefa fácil.
O alto custo de manutenção, a elevada carga tributária e encargos previdenciários, associados à crise econômica, por que passa o país neste momento, têm sido umas das principais causas de encerramento de muitas empresas. Além disso, muitos empreendedores carecem de suporte técnico, gerencial e de conhecimento multidisciplinar para facilitar o processo de inovação e o acesso a novas tecnologias, para gerenciar o seu negócio com sucesso.
Nós, empreendedores, precisamos ter criatividade para identificar as oportunidade em meio às necessidades demandadas pelo mercado neste cenário de “NOVO NORMAL”. Perceba que a colaboração é uma importante ferramenta nesse processo de construção, porque, ao aproximar pessoas de diferentes expertises, possibilita a troca de informações, que, em conjunto, certamente contribuirão para a evolução dos antigos modelos de negócios. Agora, mais do que nunca, é importante adaptar-se para aproveitar as oportunidades do mercado.
A maior delas é a “Transformação Digital”, que derruba as barreiras físicas que nos limitavam e permite a comercialização exponencial dos nossos produtos e serviços. É preciso estar atento ao novo cenário, pois, mesmo após a pandemia, o mercado digital continuará a crescer, sobretudo com advento das novas gerações ao mercado de trabalho e consumo. Então, não perca tempo e aproveite o uso da tecnologia digital para acessar clientes e escalar as vendas.
Além desse, outros fatores serão necessários para o sucesso do seu negócio. Note que a sociedade tem refletido e reavaliado os seus valores. Esse é um dos pontos que impactará muito na forma de consumo. O novo consumidor será mais criterioso ao escolher os seus fornecedores, produtos e serviços, e priorizará aqueles que desenvolvem suas atividades com responsabilidade social e ambiental. Portanto, esse valor também deve guiar o seu negócio.
A reeducação financeira, tal como, é primordial neste momento de reconstrução, por isso, organize-se. Sente-se e anote suas receitas (tudo o que entra) e despesas (o que sai), fixas (indispensáveis) e variáveis (dispensáveis), e redefina as prioridades. Planejamento e organização financeira é sempre muito importante. As contas pessoais não devem confundir-se com as da empresa. Portanto, planeje retiradas que não comprometam a autonomia e o desenvolvimento do seu negócio, pois, lembre-se, ele precisa continuar a existir para te manter.
Também é importante, o consumo consciente. Logo, compre somente o necessário e, nesse caso, dê preferência aos comércios e produtos locais que primam pela redução do impacto socioambiental, para fortalecer esse nicho da economia, gerando emprego e renda. Com isso, a economia do seu entorno se recuperará muito mais rápido dessa crise.
Esse não é o momento de desanimar, haja vista as inúmeras oportunidades que têm surgido com toda essa transformação do mercado. Por isso, pesquise as necessidades do seu consumidor, crie as soluções, valide-as e desenvolva o seu negócio com confiança, porque sempre haverá espaço para negócios inovadores e essa é a característica que será determinante para o seu sucesso.
E aí, o que está esperando para inovar com sustentabilidade? Vamos juntos!
Nos próximos domingos, o bate papo será com o nosso amigo e parceiro Marcelo Vivacqua, Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da SECTI-ES. Marcelo falará sobre os 4 C´s da Inovação: Curiosidade, Criatividade, Conhecimento e Comunicação.
Não perca este bate papo e depois nos conte o que achou.
Muito obrigado pela companhia!
Até já!
#sejaumcamaleao #vivasustentavel #nucleocamaleao
Bruno Navarro
Engenheiro Ambiental
Fundador e CEO- Núcleo Camaleão