O Conhecimento está para a Inovação como os Combustíveis para os Automóveis: Já abasteceu hoje?
Nos posts anteriores abordei 2 dos ingredientes intrínsecos (aqueles que dependem do nosso esforço, resiliência, dedicação e foco) da inovação: a curiosidade e a criatividade.
Eles podem ser considerados suficientes para gerar ideias criativas e, dependendo da capacidade de execução do autor e de seu time (tal como falo no vídeo cujo link encontra-se no final deste post – “Ideias são individuais, inovação é um processo coletivo”), até passíveis de serem tangibilizadas e transformarem-se em um produto ou serviço com boas perspectivas de sucesso mercadológico.
No entanto, para que um negócio tenha um DNA inovador, com um diferencial competitivo que permita com que ele caia no gosto dos consumidores, faz-se necessário muito estudo e conhecimento.
Mas não é qualquer conhecimento, ele precisa ser multi, intra e transdisciplinar, ou seja, deve possuir elementos oriundos de diversas áreas.
Não pense que me refiro somente à produtos “tecnológicos” onde tenham sido aplicados conhecimentos de inteligência artificial, machine learning, robótica etc. É óbvio que produtos que tenham na sua essência diversas tecnologias embarcadas passam a ter mais barreiras de entrada, reduzindo o risco de cópias e ganhando quilômetros de distância da concorrência.
Quando me refiro ao conhecimento diversificado estou querendo dizer a você que, quando se interessa por áreas diferentes, não necessariamente se tornando um especialista em todas, passará a contar com diversos benefícios que enumero a seguir:
1- Estímulo à neuroplasticidade: o estímulo diversificado promove a criação de novos circuitos neurais resultando em melhora não somente na elaboração do negócio, mas no incremento das suas habilidades cognitivas de forma geral – raciocínio lógico e crítico, poder de tomada de decisões, memória etc.
2- Ampliação dos nichos de mercado e desenvolvimento do poder da empatia: a partir do momento que você amplia o escopo dos temas aos quais passa a ter acesso, passa necessariamente pela interação com pessoas que militam nestas áreas, resultando no aumento da sua habilidade de aplicar a empatia e persuasão para vender mais.
Aplicando a empatia de forma recorrente e eficiente você conhecerá melhor as Buyer PERSONAS (pessoas que serão seu público-alvo) e, deste modo, poderá criar versões do seu produto ou serviço que possam atender a diferentes nichos de mercado e, deste modo, ampliar o alcance do seu negócio, seus lucros e ficar mais resistente às crises que porventura atinjam um destes setores.
3- Gerar produtos inovadores: eu somente consegui desenvolver as composições farmacêuticas orgânicas destinadas à esterilização não cirúrgica e tratamento de câncer em animais porque, obrigatoriamente, adquiri conhecimentos de diferentes áreas.
Como eu não tinha recursos financeiros disponíveis (sabe o valor de uma bolsa de Doutorado?) para contratar os serviços de especialistas em farmacologia, elaboração de patentes, marketing e negócios, tive que aprender por minha conta e risco para criar meu negócio a partir das minhas invenções.
E fico feliz em dizer que deu certo: foram 13 prêmios internacionais, viagens por mais de 80 países, criação da minha startup e, finalmente, venda da mesma com os direitos de patente para a maior indústria farmacêutica de saúde animal do mundo.
Eu sou a prova viva de que o conhecimento diversificado pode te levar a alcançar seus objetivos com poucos recursos financeiros e, de bônus, te presentear com um cérebro rejuvenescido e muito mais potente e eficiente para resolver problemas, criar mais inovações e alcançar a longevidade saudável.
E você, o que está esperando para inovar?
Chegamos ao fim deste 4º. artigo e eu espero que o conteúdo tenha sido útil e valioso para ser aplicado de forma rápida e objetiva no seu dia a dia pessoal e profissional. Muito obrigado pela sua atenção e tempo. Nos veremos na próxima. Até lá te convido a assistir uma palestra onde abordei este tema. Acesse o link: https://youtu.be/27miCRG7EYU
Caso você queira conhecer um pouco mais de uma das minhas invenções acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=lzRtlRPYp8A&list=PLHIR5C3jrSvZJ2KuMGWxnSt2OoQYgB9Is
Saudações criativas e inovadoras!
Marcelo Vivacqua
Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da SECTI-ES