Como Iniciar minha Jornada de Transformação Digital
Nos últimos meses, devido a pandemia que assolou o mundo, vimos pequenos negócios irem à falência ou terem que evoluir rapidamente para os meios digitais, seja via rede social, aplicativos de mensageria, ou até mesmo plataforma mais sofisticadas de comércio eletrônico.
Tínhamos uma evolução que acontecia de forma mais gradual, mas que agora acontece de forma mais agressiva e está mudando o mercado de compra e venda de todo mundo. Essa evolução é pautada em transações com menos contato, mais agilidade, maior rapidez na entrega e comércio sem fronteiras. Quando olhamos para o cenário nacional vemos que as grandes empresas, que já vinham dominando seus setores, tiveram um crescimento absurdo nesses últimos quatros meses do início de 2020, e nem elas estavam preparadas para essa transformação quase obrigatória e que precisou acontecer praticamente do dia para noite.
Olhando para o cenário do pequeno negócio, percebemos que esses são os que mais sofrem com risco de fecharem as portas. O medo de perder seus negócios forçou os empreendedores desses negócios a se movimentarem, e a irem buscar parcerias ou mais conhecimento para iniciarem a jornada de transformação digital.
A principal questão é: por onde eu começo meu processo de transformação digital? Tenho que investir muito dinheiro? Onde buscar o conhecimento para fazer esse processo em minha empresa?
Cultura e Pessoas
A primeira tarefa que precisamos fazer, não só no processo de transformação digital, mas em qualquer outro processo dentro da organização que envolva capital intelectual é investir em capacitação. Precisamos engajar e capacitar nossos colaboradores para que possamos cobrar resultados de forma efetiva e, pra isso, eles devem estar preparados para saber lidar com os novos hábitos dos consumidores.
Com o envolvimento dos colaboradores começamos o movimento cultural necessário para a transformação digital. Agora lidamos com um consumidor que está com o poder da busca em suas mãos. Processos demorados de venda ou de entrega sem previsão clara não podem mais existir e, para que isso não aconteça, toda a equipe precisa estar preparada para se adaptar a essas mudanças do mercado.
Tecnologia
Tecnologia é um dos principais pilares da transformação e que deixa muitos empresários com medo de iniciar o processo. Existem tecnologias com níveis de dificuldade de implementação de pequeno, médio e alto grau, para implementação. Apesar da grande importância da tecnologia para a transformação digital, neste primeiro momento o objetivo é falar apenas sobre os primeiros passos que podem ser dados sem a necessidade de investimentos consideráveis.
Para começar podemos fazer algumas perguntas sobre a adequação da melhor tecnologia ao meu público alvo, como:
Onde meu cliente costuma navegar? (Instagram, facebook, Linkedin, Pinterest, pesquisas no google, pesquisas em Marketplaces).
Como esse consumidor se comunica com minha organização? (Telefone, redes sociais, WhatsApp).
Posso utilizar algum Marketplace? (Ifood, Mercado Livre, Americanas, MadeiraMadeira, Elo7, etc.). É importante ressaltar que existem marketplaces para qualquer produto que queiram vender hoje em dia. Além disso, uma dica para vender nesse canal é sempre analisar primeiramente a margem de seus produtos e lembrar que além de preço do produto o cliente ainda terá que pagar pela taxa de entrega.
Além de saber onde o nosso cliente está e como ele se comunica, temos que deixar bem claro, que nosso jeito de fazer negócios está mudando, e que estamos facilitando cada vez mais a vida dele. Para isso use e abuse de suas redes sociais com stories e publicações, e não deixe de demonstrar a satisfação dos clientes que foram atendidos.
Com aumento do volume em nossas operações vamos necessitar de software para dar vasão e agilidade. Podemos encontrar soluções de pequeno porte que funcionam como SAAS (software as a service), ou seja, um serviço de software que geralmente é cobrado mensalmente e que pode ser cancelado a hora que quiser.
Tudo vai depender de realidade e necessidade do seu negócio. Esse aumento de agilidade e vasão podem ser resolvidos utilizando desde um software de gestão ERP que pode ser utilizado para emissão de suas Notas Fiscais, controle de estoque e finanças, até plataformas de automação de redes sociais, anúncios ou envio de e-mails.
Onde buscar conhecimento
Hoje em dia não precisamos de muito esforço para achar boas fontes de conhecimento. A cada navegada em nossos Instagrans vemos uma enxurrada de ofertas de cursos que podem ser facilmente aprendidos e replicados para nossas equipes. Além de cursos pagos, temos uma infinidade de cursos gratuitos no youtube, blogs e lives. Também podemos recorrer as iniciativas publicas como: Sebrae, Findes, Sindicatos etc.
Outra alternativa simples é mapear sua concorrência. Veja como eles estão fazendo, como é o comportamento das empresas que estão no seu setor, e quais são as formas de interação que elas estão aplicando.
Sabemos que para atingir a transformação digital não é nada fácil. Você terá muito trabalho pela frente e isso envolverá, de forma direta ou indireta, todos os setores da sua empresa. Coloque metas pequenas como melhorar a comunicação e expandir sua oferta e aos poucos, com uma equipe engajada, você colherá os primeiros frutos.
Até o próximo artigo!
José Roberto Brittes
Formado em Sistema de Informação e Mba em Big Data Aplicado ao Marketing