O que te leva adiante?

“Novo Normal”. 

Em tempos de pandemia, seguimos monotemáticos.

Só se fala disso. 

Ando cansada de ouvir essa conversa, ainda que agradecida por terem usado a expressão em português, e termos menos um estrangeirismo incorporado à linguagem – e como profissional de marketing eu não tenho muita escapatória, apesar de fazer um esforço consciente para usar do bom e velho português para definir o que tem lugar na língua pátria.

Não existe “novo normal”. E eu vou te explicar o porquê.

Normalidade é um conceito obsoleto.

Ao definir o que é normal, automaticamente se exclui qualquer situação de exceção, ideia ou pensamento divergente.

O normal é um ponto de vista que cria pensamentos e lógicas míopes, burocráticas e limitantes. 

Lidar com o imprevisível exige desapego e criatividade. E isso só é possível quando parte de um lugar interno de autoconfiança. E em uma empresa essa confiança deve ser construída não tendo como ponto de partida o que ela viveu até o momento, seu conhecimento de cenário e suas leituras de tendências. 

Deve vir do seu entendimento de si própria – de sua razão de ser e existir. Daquilo que a diferencia dos demais. E se isso não estiver claro pra ti, sinto dizer, esse momento fará isso por você. 

Estamos vivendo uma realidade que altera de forma abrupta a forma como nos relacionamos em sociedade na maior amplitude do termo – relações de trabalho, de consumo, sociais, institucionais, com o espaço e com a natureza. 

A pandemia irá despir sua empresa de todas as palavras bonitas estampadas em documentos estratégicos e direcionadores que não tiverem real aderência com o que é ético, correto e realmente representativo da sua identidade. 

Cairão por terra todos os processos burocráticos, as rotinas automáticas, as etapas desnecessárias. Cairão também líderes, gerentes e diretores de cadeira, que sentam confortavelmente atrás de seus títulos em cadeiras ergonômicas. 

Cairão também todas as certezas e palavras amplamente utilizadas para definir o seu negócio – e o de meio mundo. 

Caem também as asas de um anjo cada vez que um consultor fala pra você mudar seu “mindset” e pra buscar ser “disruptivo”. Mas isso é assunto pra outra conversa.

Tendo arrancadas de você todas as bengalas e artifícios, o que resta é quem você é de verdade. O que te tira da cama de manhã pra fazer seu negócio prosperar – ou no atual contexto, sobreviver. 

O que sobra é o que te separa da concorrência: quem você é de verdade.

Abra mão portanto do conceito de novo normal. Se coloque em constante estado de exceção. 

Estar pronto para lidar com o imprevisível não é ter todas as respostas. É estar seguro de que o que te trouxe até aqui não te leva adiante. Seja em calmaria ou tempestade.

 

Até o próximo artigo!

 

Giovanna Faria

Especialista em Marketing, Identidade Corporativa, Liderança e Inovação.

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