GESTÃO DO TEMPO EM MEIO A PANDEMIA, COMO CONCILIAR O TRABALHO HOME OFFICE COM A FAMÍLIA.

A COVID-19 trouxe mudanças em nosso dia-a-dia que acarretam, desde a limitação do nosso direito de ir e vir como o de socializar e exercer nossas atividades cotidianas.

Com esse cenário surge a necessidade de adaptação dos nossos hábitos rotineiros para enfrentar situações novas como a de conciliar o convívio familiar com o trabalho Home Office, por exemplo.

O trabalho remoto, já vinha sendo utilizado pelas empresas como ação de redução e otimização dos custos operacionais. E nos tempos de pandemia tem sido uma saída estratégica para que o mundo dos negócios continue suas atividades sem maiores prejuízos. E essa realidade é introduzida na vida dos profissionais para suprir a necessidade de cumprir o isolamento social adotado em todo o mundo como forma de conter a proliferação do vírus.

E a forma de conviver com essa mudança positivamente é encaram como possibilidade de rever e descobrir novos jeitos de desenvolver o trabalho de forma mais dinâmica e individual.

Mesmo com toda a tecnologia, a falta de contato pessoal, gera mudanças não só no âmbito comportamental, mas também no emocional desses profissionais.

Essas mudanças trazem também, a dificuldade em conciliar a demanda domésticas com a laboral para não perder o foco e a disciplina.

Uma boa gestão do tempo se faz necessária e tem sido um desafio principalmente para os profissionais que não estavam acostumados com essa realidade.

E como continuar entregando resultados necessários, mantendo o convívio saudável com os familiares e consigo mesmo?

Mesmo para o profissional experiente em trabalhar em casa, desenvolver suas atividades laborais ao lado de um cônjuge ou dos filhos certamente é desafio, porém, possível de se encarar e transformar em uma experiência positiva. 

A seguir, deixo algumas dicas que ajudam a lidar com essa situação e a se comunicar com mais eficiência e gerenciar o estresse inevitável dessa situação: 

  1. Faça o planejamento de suas tarefas, separando as atividades de cada dia ou da semana. Esse é um hábito adotado pela maioria dos profissionais e que nesse momento precisa ser mantido;
  2. Estabeleça prioridades e metas, dentro das suas possibilidades reais que possam ser entregues;
  3. Combine com os familiares os horários em que precisa se manter focado e o tempo que será disponibilizado para atendê-los;
  4. Procure manter seus horários rotineiros como o da alimentação, das horas de sono e das atividades físicas;
  5. Mesmo que sua atividade seja mais livre, mantenha uma disciplina com o horário de trabalho, garantindo a produtividade e respeitando os momentos de descanso e lazer;
  6. Use a tecnologia para manter o contato com os colegas de trabalho e com seus superiores. Marque com eles horários para trocarem informações e conversarem sobre o trabalho em comum;
  7. Evite a multitarefas pois, ao contrário do que imaginamos, elas não são produtivas para o gerenciamento de tempo;
  8. Cuide de sua saúde emocional, física e mental.

Com essas dicas, é possível um bom gerenciamento do tempo e manter nossa produtividade e a qualidade de nossas entregas profissionais e familiares.

 

Até o próximo artigo!

 

Renata Vidon

Especialista na área de Desenvolvimento humano, com MBA em Gestão de RH,  Formação em Coaching, PNL multifocal, Análise Comportamental DISC, em formação em Psicanálise, mais de 15 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos.

Redes Sociais:

www.instagram.com/renata_vidon_life_coaching / www.linkedin.com/in/renata-vidon-65b37634

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?