O QUE SÃO OS 10 TIPOS DE INOVAÇÃO?
Na maioria das vezes, inovação está associada a performance de um produto, ou seja, um pensamento direcionado para a tecnologia. Por isso a maioria das ideias estão relacionadas a “criar um aplicativo ou sistema”.
A questão principal é que a tecnologia se tornou uma commodity e o diferencial está no design de negócio.
Por isso a inovação focada apenas em produtos é facilmente copiada pelos concorrentes. Para se diferenciarem, as empresas devem se esforçar para construir uma vantagem competitiva ao longo do tempo. E aí que entra o poder da inovação.
Os 10 Tipos de Inovação
O livro “Dez Tipos De Inovação — A Disciplina De Criação De Avanços De Ruptura”, da consultoria Doblin, empresa focada na inovação e que faz parte da Deloitte, mostra uma estrutura que categoriza os tipos de inovação.
A metodologia surgiu depois de estudarem mais de 2.000 inovações de negócios ao longo da história e apontarem que a maioria das inovações não resultam necessariamente de invenções de engenharia ou descobertas raras.
Em vez disso, eles observaram que as inovações podem ser categorizadas em 10 tipos e que qualquer um pode usar a estrutura para analisar a concorrência e encontrar novas oportunidades de negócios.
Na imagem abaixo podemos entender melhor como estão organizados.

Os 10 tipos de inovação estão divididos em três categorias:
Configuração: Como a empresa está organizada e qual o modelo de negócio.
Oferta: Quais as estruturas dos produtos ou serviços centrais.
Experiência: Como a empresa interage com o cliente.
Inovação na prática
Vamos entender mais como as empresas usaram os tipos de inovação para alavancar os negócios.
Categoria Configuração
1) Modelo de lucro: Como você ganha dinheiro
Fortnite: Atualmente é um dos jogos mais populares e lucrativos do mundo. Ao contrário de outros jogos “freemium”, as pessoas só precisam pagar se quiserem desbloquear itens para customização dos personagens, e que não afetam a jogabilidade.
2) Rede: As conexões com outras pessoas criam valor
Ford e Volkswagen: Dois dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, Ford e Volkswagen, são concorrentes na estrada. Mas em 2019, eles anunciaram uma parceria para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos e veículos elétricos que seriam usados nas frotas das empresas.
3) Estrutura: A integração entre talentos e recursos internos
Netflix: A empresa revisou as políticas formais de RH que travavam profissionais de alto desempenho e criaram o documento “Liberdade e Responsabilidade”. Com isso permitiram que os colaboradores tirassem os dias de férias que acharem necessário, desde que não interfira na produtividade no trabalho.
4) Processo: Melhoria de processos para desenvolver as entregas
AliExpress: Usando o sistema drop-shipping, qualquer pessoa pode montar sua própria loja, vender produtos e depois solicitar aos fabricantes que enviem produtos diretamente para o cliente.
Categoria Oferta
5) Performance do produto: Diferenciando recursos e funcionalidades
Gorilla Glass: O vidro das telas de celulares foi projetado para resistir quando caísse de mais de um metro e meio de altura (altura que as pessoas tiram “selfies”). Depois de pesquisar o que seus clientes queriam, desenvolveram uma nova tecnologia que somente se estilhaça após 15 quedas de uma altura mais baixa (um metro), que geralmente era o que acontecia quando os celulares caem do bolso ou de mesas.
6) Sistema do produto: Produtos e serviços complementares
Airbnb: Criou serviços complementares aos de hospedagem, em que pacotes são vendidos por guias locais, permitindo que os hóspedes tenham experiências que de outra forma não conheceriam localmente.
Categoria Experiência
7) Serviço: Suporte e melhorias das ofertas de produtos e serviços
Amazon Prime: A gigante do varejo criou o Amazon Prime, um serviço de pagamento recorrente, com diversas facilidades, sendo a que mais se destaca é o serviço com frete grátis, de entregas com prazos menores.
8) Canal: Como os produtos e serviços são entregues aos clientes e usuários
Impressoras 3D: A tecnologia das impressoras 3D estão mudando a maneira como os consumidores acessam ferramentas e peças simples. Empresas e pessoas conseguem prototipar novas idéias e projetos em horas sem precisar pedir ou comprar peças em lojas.
9) Marca: Representação dos seus produtos, serviços e negócios
Patagonia: O ativismo da empresa de moda Patagonia está conectada com posicionamentos ambientais e de sustentabilidade. Com isso a marca consegue se diferenciar como marca pioneira num mercado competitivo.
10) Envolvimento do cliente: Interações que somente você tem com os clientes e usuários
NBA: A liga americana de basquete investe cada vez mais em inovação para tornar o esporte mais imersivo. Análises ao vivo e estatísticas de jogos, novas maneiras de assistir como vídeos em Realidade Virtual e jogadores oficiais em videogames são novas formas de aumentar o engajamento entre os fãs.
Fazendo a inovação acontecer
A inovação não pode ficar na teoria. Vimos que é possível melhorar a competitividade e ganhar mais relevância inovando de diversas formas. E uma das coisas que Kelley aponta é que:
“criar novos produtos é apenas uma maneira de inovar, e por si só, tem um baixo retorno de investimento e pequena vantagem competitiva. A inovação pode ser alcançada de forma simples e sistemática. Com disciplina, você é capaz de implementar um processo de inovação dentro da sua empresa que será sustentável, duradouro e, por que não, de sucesso.”
Por isso é possível ter a inovação como estratégia de negócios, independente do mercado em que a empresa atua. A grande diferença está em sair da teoria e ir para a prática, colocando um projeto de inovação em execução.
Gabriel Torobay
Consultor em Inovação e Transformação Digital e Especialista em Gestão de Projetos