Como está a comunicação com o seu cliente?

Antes da internet, quando precisávamos encontrar um produto ou serviço, recorríamos a uma lista telefônica, que continha apenas o nome e o telefone. A escolha final baseava-se somente pelo atendimento telefônico, o preço do serviço e o tempo de resolução do problema.

Hoje dispomos da internet e seus inúmeros caminhos. Sites, redes sociais, blogs. Locais que possibilitam ampliar estas informações básicas e apresentar o produto ou serviço por meio de fotos, vídeos, e ainda possibilita o contato rápido (email, direct, WhatsApp) quase que instantaneamente.

Com todos estes itens à disposição ainda há empresas e profissionais que não conseguem passar o mínimo de informações fazendo com que o potencial cliente rapidamente, encontre o seu concorrente.

Mas qual caminho uso para me comunicar com meu cliente?

Quando pensamos em uma empresa, seja ela qual for, definimos nosso público. Esta definição é o que ajudará você a descobrir qual a melhor opção.  O importante é centrar em um caminho e qualificar este para quando o cliente ou interessado em seu produto acessar, saberá rapidamente se você atende ou não as suas expectativas.

Todos os meios de comunicação são bons e assertivos se bem usados. E aí chega o momento do olhar profissional. Vale uma consultoria a um profissional de comunicação ou a um especialista em redes sociais na formatação de seu perfil.

O cliente que busca por uma floricultura além de ver fotos lindas de arranjos de flores, ele quer saber horário de funcionamento, formas de pagamento, se realiza entrega, se há taxas, e se isto não estiver claro, por exemplo em um perfil de Instagram, rapidamente ele buscará outro fornecedor.

Nestes tempos de pandemia, quis presentear uma amiga. Pensei em um bolo. Procurei no Instagram e achei um perfil onde estava claro que não fazia entrega. Tudo bem. Opção dela. Logo em seguida achei outro, verifiquei imagens e por um link cheguei no WhatsApp comercial, que mesmo estando fora do horário de atendimento, por meio de uma mensagem automática – bem completa -, me informou o cardápio, valores, taxa de entrega e o horário que ela me retornaria explicando que aquele era o horário de produção de seus bolos.

No horário informado de abertura dos atendimentos recebi uma mensagem de voz, decidi o pedido e no primeiro horário de entrega minha amiga recebeu um bolo gostoso e ainda com uma mensagem minha, escrita à mão pela empresa. Houve então uma comunicação assertiva o que reverberou em postagens, em recomendação e em fidelização.

Como afirmou Abelardo Barbosa – o Chacrinha-, quem não se comunica, se trumbica. E em tempos de pandemia e pós pandemia está na palma da mão de todos nós os mecanismos para que produtos e serviços sejam escolhidos.

 

Simone Diniz

Jornalista Profissional DRT/MS 061

Pós graduada em Gestão de Assessoria de Imprensa

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