4 Fatores de Sucesso para uma boa Gestão de Times Ágeis: TIME COMPROMETIDO
Esse artigo é a primeira parte de uma série de 4 outros, que serão publicados em breve aqui no Blog Camaleão. Nesta série vamos falar sobre Gestão de Times Ágeis, elencamos 4 pontos fundamentais para que consiga atingir o seu objetivo com um time ágil:
- TIME COMPROMETIDO;
- CONSTRUÇÃO DE TIMES DE ALTO DESEMPENHO;
- GESTÃO DE STAKEHOLDER EXTERNOS (PARTES INTERESSADAS);
- GESTÃO DE ENTREGÁVEIS.
Normalmente, antes de pensarmos em gestão de recursos, times, equipe ou qualquer nome que você dê às pessoas que realizam o trabalho na sua organização, nos deparamos a todo instante com a seguinte questão: Como fazer a minha empresa crescer?
Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro concordar que antes de qualquer coisa um time engajado, comprometido e motivado é um dos principais fatores para que sua empresa continue faturando e batendo as metas, OU indo na direção que você planejou (não iremos falar sobre planejamento estratégico neste momento – não adianta cobrar crescimento do time se você planejou mal para qual caminho a sua empresa deve ir).
Tendo como premissa que temos um bom plano, começaremos falando sobre o primeiro Fator.
- TIME COMPROMETIDO:
Objetivos claros: Como cobrar algo ao seu time se eles nem sabem o que precisam fazer, para onde a empresa “está indo”, quais são as metas, enfim, qual é o plano? Realizar o alinhamento dos objetivos com seu time é fundamental. O time precisa compartilhar contigo da sua visão. Ter a missão, visão e valores bem definidos e claros para o time, fará com eles saibam para onde precisam “mirar” e como consequência farão entregas com mais qualidade.
Defina papéis e responsabilidades: Cada membro do time precisa ter seu papel e responsabilidade bem definida, para que saiba claramente qual é a expectativa sobre o trabalho deles e para que tenha sua performance bem acompanhada.
Planejamento e indicadores: Uma das responsabilidades dos líderes é a realizar medição da performance do seu time e fornecer feedbacks constantes, entretanto, para que consiga medir é necessário se basear em metas curtas. Um dica de ferramenta simples para construir um plano de ação e acompanhar a atividades do seu time é o 5W2h. Não se esqueça de compartilhar os resultados, ou seja, apresentar os avanços, é importante o time saber em que ponto estão. Veja abaixo um exemplo da ferramenta 5W2H:
Quanto à indicadores, há inúmeros que podem ser desenvolvidos, de acordo com a necessidade, ramo e atividade da empresa. Em uma fábrica de software, onde eu atuo, temos os seguintes como exemplo:
- Qtde de tarefas planejadas X Qtde de tarefas realizadas;
- Qtde de horas planejadas X Qtde de horas realizadas;
- Qtde de horas realizadas que não estavam planejadas; (é comum surgirem atividades extras ao longo de um desenvolvimento, o seu time não pode arcar com todo o ônus);
- Qtde de tarefas concluídas além da data prevista;
- Qtde de horas realizadas por dia; (importante para saber o comportamento do time, se estão produzindo horas extras);
- Qtde de erros/bugs por entrega realizada (sprint); (com esse indicador conseguimos medir a qualidade da entrega);
- Qtde de horas restantes para uma determinada meta; (vai dar tempo de entregar no prazo? antes da surpresa você já poderá pensar em um plano de ação para reverter o atraso, seja colocando mais pessoas [nem toda atividade é possível fazer em menos tempo colocando mais pessoas], ou replanejando).
O Excel ou o Google Sheets, são exemplos de ferramentas para elaboração e controle do plano de ação e indicadores do seu time. Tenha-os sempre em mãos.
No planejamento, não defina para o time atividades muito grandes e nem pequenas demais, por exemplo: atividades com duração de minutos ou poucas horas, precisarão de um esforço desnecessário para atualizar e atividades grandes demais, com semanas de duração, ficará difícil para medir. O ideal é que uma entrega (Plano de Ação) tenha em média 2 semanas e que cada tarefa desse plano dure no mínimo 4 horas e no máximo 8 horas.
Lembre-se que não importa o tamanho time, mesmo que o time seja apenas você, o trato precisa ser o mesmo. Compartilhe com a gente suas conquistas.
“O time cultiva uma relação de confiança e comprometimento mútuo que permite que todos tenham a liberdade de ser transparente sem machucar ou ferir o orgulho ou brios do outro.” (Prof. Ernesto Berg).
Até a próxima parte desta série e lembre-se: comemore com seu time os resultados!
Anderson Paiva, PMP, MCTS