A Contabilidade como uma Ferramenta de Gestão Moderna

 

Uma coisa é certa nessa era de COVID-19: muitos empreendedores precisaram se modernizar, qualificar e se reinventar para sobreviver no mercado. Como em muitas crises, alguns setores foram altamente impactados e outros tiveram suas receitas sendo alavancadas como nunca.

Quem empreende no Brasil, sabe que é necessário ser bem dinâmico para buscar seu espaço no mercado. E como a contabilidade pode contribuir para seu crescimento?

A contabilidade está ligada diretamente a evolução do empreendedorismo no Brasil, isso se deve ao fato da modernização dos processos internos da contabilidade, uma vez que os processos automatizados sobra mais tempo para o contador exercer uma função que sempre se esperou dele, que é a de consultor contábil. Com menos tempo preso a processos internos, o contador, pode agora ajudar com dicas, conselhos e mentorias a seus clientes.

Após diversas consultorias e atuando no dia a dia das pequenas empresas, pude perceber que boa parte dos pequenos negócios não sabem se a empresa é lucrativa, ou mesmo nem o faturamento real. Essa falta de informações dificulta a tomada de decisões no momento correto.

Com a era da tecnologia impactando todos os segmentos, a contabilidade não foi diferente. A modernização das integrações bancárias com sistemas de automação de gestão financeira é possível conseguir informações precisas em tempo real e entender o que se passa dentro da empresa.

Todo empreendedor precisa ser um controller dentro da empresa. Um controller tem por obrigação entender dos aspectos comerciais, legais, contábeis e administrativos. Nunca em outra era a contabilidade conversou de forma tão real com este profissional dentro do segmento de pequenos negócios, uma vez que a demora na entrega das informações financeiras e nos processos operacionais internos da contabilidade dificultavam a geração de informações.

Um pequeno empreendedor é tomado por diversas obrigações diárias, como por exemplo: responsável pelas vendas, relacionamento com cliente, olhar estoque, ajudar os funcionários, cuidar da parte administrativa, e por fim, cuidar do financeiro. Este último, na maior parte das vezes, é destinado pouca atenção, mas vale lembrar que sem base financeira sólida uma empresa não consegue crescer.

Não podemos deixar de falar da importância da mudança de hábitos no processo de gestão e organização financeira. Tudo isso só é possível se o empresário entender que precisa passar por uma educação financeira e incluir a gestão financeira na sua rotina de trabalho.

 

Luiz Guilherme Effgen Bortulini
Empreendedor contábil

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?