4 Fatores de Sucesso para uma boa Gestão de Times Ágeis: 

GESTÃO DE STAKEHOLDER EXTERNOS (PARTES INTERESSADAS)

Para quem leu os últimos dois artigos dessa série, tem ciência que estamos agora com a nossa equipe “voando baixo”. Abordamos dois pontos fundamentais para que isso fosse possível: TIME COMPROMETIDO e CONSTRUÇÃO DE TIMES DE ALTO DESEMPENHO. E para quem não leu, recomendo a leitura, busque aqui mesmo no Blog do Camaleão!

Precisamos ter a consciência que não basta apenas olharmos para dentro de casa, cuidarmos somente do nosso pessoal se o projeto envolve outras empresas e recursos externos. Para que você consiga ter sucesso, é preciso dar atenção ao que acontece fora da organização também, ignorar isso, por outro lado, pode colocar toda a realização em apuros, o que está longe de ser o que é desejado. É aqui que entra a Gestão de Stakeholders (Partes Envolvidas). Abordaremos apenas sobre os stakeholders externos, considerando que os internos é o nosso próprio time e já falamos bem nos dois últimos artigos.

Mas na verdade o que são esses “stakeholders”?

De forma geral, podemos traduzir stakeholders como partes interessadas, e podem ser pessoas físicas ou jurídicas, sendo impactadas diretamente ou indiretamente pelo seu projeto, de forma negativa ou positiva. Os stakeholders são pessoas que realizam atividades dentro do projeto e precisam estar presentes no plano de comunicação, assim como em alguns casos no levamento do escopo e riscos.

Quem são os stakeholders de um projeto?

São pessoas de diferentes interesses, são pessoas chave para o projeto. Alguns deles são: fornecedores; clientes; proprietários; concorrentes; acionistas; investidores; mídia; imprensa; grupos ambientalistas; governos internos e externos; organizações sem fins lucrativos; instituições financeiras.

 

Identificar todos os stakeholders logo no início de um projeto é fundamental para que você consiga fazer a integração em tempo, pois essas pessoas podem influenciar positivamente ou negativamente o seu projeto, além inferir na gestão de riscos também, isso fará com que você evite prejuízos.

Como são partes interessadas, possuem expectativas, e não se esqueça que expectativas podem mudar ao longo do projeto, logo, precisam ser monitoradas pelo líder para que consiga apresentar soluções em tempo antes de gerar desgastes em todo o time.

De acordo com o PMBok (Guia de Boas Práticas em Gestão de Projetos), recomenda-se seguir alguns passos:

  1. Identificação das partes interessadas: Exemplo: pessoa física, jurídica, comunidade local, departamento de outra empresa, imprensa, etc. Faça no início do projeto;
  2. Classificação dos stakeholders: a classificação se dará por ordem de importância e influência sobre o projeto;
  3. Gerenciamento do engajamento: Da mesma forma que conseguiu ter seu time comprometido com a entrega, com a missão, é preciso seguir as mesmas dicas com esse pessoal aqui;
  4. Desenvolvimento de estratégias: As estratégias vão desde fortalecer a ligação com essa parte interessada e estabelecer novas parcerias, até a estratégia como comunicar-se com esses recursos externos;
  5. Monitoramento do relacionamento: Acompanhar e medir essa relação é importante, pode ter novos stakeholders ao longo do projeto, realizar a gestão das expectativas, classificação do nível de importância e influência no projeto.

 

Por fim, não se esqueça que as coisas são tratadas por pessoas, e precisam estar comprometidas com a missão, apresente o plano, faça o engajamento e motive todos para que o sucesso seja uma certeza.

Até a próxima parte desta série e lembre-se: comemore com seu time os resultados!

 

Anderson Paiva, PMP, MCTS

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