Gestão Financeira: ou você faz ou você quebra!

A gestão financeira empresarial é uma tarefa essencial e exige muita dedicação, devendo ser feita com visão  sistêmica e de longo prazo, garantindo sustentabilidade, perenidade do negócio e retorno de investimento  a todos os stakeholders. 

Nos dias de hoje ouvimos muito falar da importância da Gestão Financeira Empresarial, onde são  apresentadas inúmeras ferramentas, estratégias para obter os melhores resultados, os KPI’s (indicadores)  mais usados, técnicas de alta performance, entre outros.  

Mas será que todos sabem o que realmente é fazer a gestão financeira da sua empresa ou negócio? AFIRMO  QUE NÃO! Geralmente os empresários deixam a gestão financeira do negócio em segundo plano para que  possam dar conta dos outros setores como produção, vendas, compras, além de cuidar das rotinas diárias;  muitas vezes ainda esse setor, que é a “defesa” da empresa, fica nas mãos de funcionários e o dono só sabe  quando falta dinheiro para pagar as contas. E quando a gestão é feita assim, a saúde financeira da empresa  está comprometida e se torna um impeditivo para a continuidade ou crescimento da mesma. 

Para podermos utilizar toda a tecnologia e conhecimento disponíveis, temos que entender o essencial para  termos sucesso e resultados efetivos. E sabe o que é essencial? Conhecer seu negócio através de seus  números: suas despesas, suas receitas, seu processo de precificação, seu lucro. E separar o que é da empresa  e o que é do dono da empresa! Quando falamos em conhecer despesas e receitas, estamos falando em ter  mapeado tudo que acontece na empresa e que envolve dinheiro, por menor que seja o valor. E esse  mapeamento fica simples quando a empresa utiliza ferramentas básicas como planejamento financeiro,  orçamento financeiro empresarial e fluxo de caixa! 

Nos diagnósticos iniciais das consultorias, costumo ouvir dos empresários “não sei para onde o dinheiro da  minha empresa está indo” ou ainda “vendo tanto e minha empresa não de dá lucro”; e sempre faço as perguntas: você faz planejamento financeiro? Você faz acompanhamento de fluxo de caixa? Você tem  orçamento empresarial? Em 90% das situações a reposta é NÃO e muitas vezes vem seguida da justificativa  “minha empresa não é tão grande para ter tudo isso”. Aí que está o erro fatal! Por menor que seja a empresa,  a gestão financeira precisa ser feita e feita diariamente! O ideal é que se tenha um bom software de gestão,  mas se não dá pra ter, faça planilha do excel ou anote no caderno, MAS FAÇA! O que não pode é deixar as  finanças da empresa soltas e sem controle. 

Outra pergunta que responde a muitos dos questionamentos feitos e citados acima: suas finanças são  separadas das finanças da empresa? Quase 100% das respostas são um sonoro NÃO e respondidas com “o  que é da empresa é meu”. Não, o que é da empresa é da empresa, retirada de sócio é retirada de sócio! O  empresário não pode misturar finanças pessoal e empresarial. 

Uma gestão financeira efetiva deve ter no mínimo as atividades de: contas a pagar e receber; elaboração e  gestão do fluxo de caixa; gestão de capital de giro; gestão de orçamento empresarial; gestão dos custos  empresariais; acompanhamento dos indicadores financeiros; análise das demonstrações financeiras. Mas  como fazer? Deixo aqui algumas dicas: 

  • Reconheça a situação financeira real da sua empresa através de um diagnóstico  
  • Faça gestão do fluxo de caixa 
  • Faça orçamento financeiro empresarial 
  • Organize seus documentos e registros 
  • Apoie-se em metodologias para entender sua empresa 
  • Separe finanças pessoais das empresariais 
  • Controle e reduza gastos 
  • Esteja cercado de bons profissionais, inclusive seu contador
  • Envolva sua equipe 
  • Trace um plano de ação 
  • Calcule o preço ideal para o seu produto ou serviço 
  • Utilize um software online ou pelo menos use planilha 
  • Registre e controle tudo 
  • Empreenda com a visão financeira de longo prazo 
  • Considere a ajuda de um consultor 

Por fim, fazer gestão financeira é dar direcionamento para o futuro da empresa: ou você faz, ou você  quebra!  

 

Mara Stocco 

Consultora e Especialista em Gestão Empresarial e Finanças

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?