Conceito Lixo Zero

A gestão ineficiente dos resíduos gera grandes custos ao poder público, pois o serviço de coleta de lixo costuma ser um dos mais altos contratos das prefeituras, esse é um dos motivos desta questão permanecer no topo dos problemas enfrentados pelas cidades brasileiras.

Sem a coleta correta, deixamos de aproveitar um potencial de negócios, emprego e renda, já que os produtos que podem ser gerados pela reciclagem possuem valor financeiro. Ou seja, destinar corretamente os resíduos traz benefícios ambientais e também econômicos. 

Em agosto deste ano, a Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 10 anos de vigência, contudo, a maior parte da população não se interessa ou desconhece os benefícios que as boas práticas em sustentabilidade podem gerar para si e para a cidade.

Precisamos conscientizar a sociedade sobre a gestão dos resíduos sólidos e suas implicações ambientais, sociais e econômicas, para mudarmos esse cenário. Um das iniciativa existentes neste sentido é do Instituto Lixo Zero Brasil.

O conceito Lixo Zero pode ser definido como um compromisso ético, individual e coletivo para reduzir ao máximo o impacto causado pela extração dos recursos naturais para a confecção de insumos, materiais recicláveis e orgânicos. 

Com o objetivo primordial de utilizar somente o necessário para a sobrevivência e para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico, encaminhando corretamente os resíduos para a reciclagem e produzindo o mínimo possível de rejeitos.

É possível melhorar a gestão de resíduos sólidos com a implantação de políticas públicas com soluções inovadoras de gestão integrada dos mesmos, aplicando os conceitos lixo zero e servindo de  base para uma transformação ética, social e ecológica nas cidades. 

Além disso, as pessoas precisam ter ciência do valor econômico que um resíduo tem se destinado corretamente, com geração de emprego e renda para muitas famílias que dependem exclusivamente dessa atividade, como os catadores de material reciclável. É importante também trabalharmos a questão do consumo consciente, e praticá-lo em nosso dia a dia, sem gastos e geração de resíduos desnecessários, repensando sempre.

Sendo assim, o conceito Lixo Zero é um objetivo e uma meta a ser atingida a longo prazo pela sociedade como um todo!

 

Grazielli Pirovani

Consultora ambiental credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e Fundadora do Coletivo Lixo Zero Vix

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?