Importância do Design para Economia Circular

Uma nova mentalidade para os negócios está surgindo. E valerá cerca de um trilhão de dólares, vai impulsionar a inovação nas empresas de amanhã e remodelar cada parte de nossas vidas.

A escala do que estamos projetando mudou de produtos para empresas e sistemas econômicos. Para quem estamos projetando, passou de um usuário solitário para uma rede de pessoas intimamente conectadas, abrangendo todo o mundo.

A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos. Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, criando assim mais valor.

A economia circular contrasta com o modelo econômico linear baseado no princípio “produz- utiliza-deita fora”. Este modelo exige vastas quantidades de materiais a baixo preço e de fácil acesso e muita energia, além de uma obsolescência programada.

Você pode estar questionando a saúde de nossas organizações, sistemas sociais e modelos de negócios. Por um bom motivo: atualmente, as empresas estão profundamente enraizadas em uma abordagem linear de crescimento – fazer, usar, descartar.

A abordagem de metodologias e pensamento no Design, como a abordagem do design Thinking por exemplo, sustenta e explora novas maneiras de criar valor sustentável, resiliente e duradouro na economia circular – dando as pessoas e negócios a confiança criativa para redesenhar o mundo ao seu redor.

Basta observar como algumas grandes marcas tem feito na remodelagem de seus produtos, como a Adidas por exemplo que, em parceria a instituição Parley Ocean, criou sua linha de tênis feitos a partir de plásticos recolhidos do oceano.

Outro exemplo é o veículo VISION AVTR que a Mercedes-Benz criou para os futuros filmes da franquia Avatar do diretor James Cameron. O veículo envolve quase 100% de seus materiais, polímeros recolhidos dos mares, mesclado a um UX design futurista de tirar fôlego, devido a experiência mítica gerada. 

O design tem um poder de explorar e desbravar inovações e modelos ainda inexplorados, e que se pensados de maneira circular, proporcionam uma economia mundial saudável para todo o ecossistema em que estamos inseridos.

 

Guilherme Pella

Designer Industrial de Produto

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?