4 Passos para Empresas e Startups Inovarem durante o Pós Covid-19

Nestes tempos de incerteza causados pela pandemia da COVID 19 ficou evidente a necessidade de empresas convencionais e startups de todos os setores repensarem seus processos e formas de comunicação com seu público-alvo.

É seguro dizer que cada setor de negócios está sendo desafiado a se adaptar rapidamente a este novo cenário mundial. E liderando essa cobrança, de sistemas de pedidos on-line, conferências por vídeo e home-office, estão a tecnologia e a inovação.

Mas tecnologia e inovação não promovem esta transformação por elas próprias! Para as empresas e startups realmente se transformarem em organizações com DNA digital inovador, devem promover adequações nos processos organizacionais, tecnológicos e, principalmente no mindset das pessoas que ali trabalham.

Como a crise da COVID-19 continua a causar problemas em todo o mundo, muitas empresas estão se perguntando o que precisam fazer para manterem-se vivas no mercado e atenderem às expectativas dos seus clientes durante este período difícil.

Embora muitas perguntas ainda não tenham respostas, há uma coisa que se destaca: as empresas que adotarem a inovação perceberão aumentos substanciais em sua estabilidade geral e lucros, tanto no meio desta crise como depois dela.

Por que a inovação é necessária neste momento de crise?

A inovação permite que empresas convencionais e Startups resolvam novos problemas com soluções criativas, eficientes e com diferencial competitivo pela adoção de novos modelos de negócios, produtos e serviços, tanto no meio de uma crise como depois dela. Algumas inovações são simples: oferecer novas soluções online para clientes, por exemplo. Outras são mais complexas.

Por meio da inovação, as empresas e Startups podem se manter em pleno funcionamento durante a crise da COVID-19 e também proporcionar aos seus negócios maior flexibilidade e adaptabilidade que podem ajudá-las a superar o desafio atual.

O que sua organização precisa para inovar durante e após a crise

  1. Use plataformas online para aproximar os colaboradores e clientes enquanto pratica o distanciamento social eficaz.

A inovação geralmente ocorre melhor quando você trabalha junto com os membros de sua equipe para superar os desafios que estão à sua frente. Use plataformas online e outros métodos para reunir os membros de sua equipe para sessões eficazes de inovação, mantendo as diretrizes de distanciamento social.

  1. Crie uma cultura que incentive a inovação.

Agora, mais do que nunca, é fundamental para sua empresa ter uma cultura que incentive, e não desestimule, a inovação. Trabalhe com sua equipe para aumentar a resolução criativa de problemas. Inclua nos brainstormings os membros da equipe que trabalham remotamente regularmente.

Discuta os problemas e desafios que os colaboradores enfrentam, pois, a saúde mental destes é de fundamental importância para o sucesso dos negócios. As soluções que funcionam para os membros de sua equipe geralmente podem ser adaptadas para beneficiar outras pessoas ao redor do mundo.

  1. Conecte-se com os especialistas.

Inclua os especialistas em saúde nas sessões de planejamento para melhorar a compreensão de sua equipe de conceitos ou requisitos vitais para garantir que as soluções em produtos e serviços estejam em conformidade com as regulamentações estabelecidas para ajudar a lidar com a COVID-19.

  1. Tenha o futuro em mente.

Você não precisa apenas considerar as inovações que ajudarão a manter seu negócio vivo agora, em meio à crise. Lembre-se de eventos futuros e avanços que podem ser vantajosos para o seu negócio. Incentive a discussão sobre o que vem depois da crise atual e como isso pode impactar seu setor e permitir que seu negócio continue a prosperar durante e após a pandemia. 

 

Lembre-se: Inovar é tornar-se um alvo móvel, difícil de ser alcançado pelos concorrentes e impactado pela pandemia.

 

 

MARCELO VIVACQUA

Inventor, Professor e autor da metodologia Genoma da Inovação

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?