A importância da consciência sobre o reuso

 

Muitas pessoas não sabem da importância da prática do reuso no nosso dia a dia e de como ele ajuda a todos. A prática do reuso não é somente reutilizar algo que iria para o lixo na sua casa, é sobre destinar corretamente o seu lixo, é sobre ter a consciência de que, o que não serve para você, pode ser tudo para outra pessoa, é sobre consumo e produção sustentáveis ODS 12.

Eu sou ativista social há 10 anos e sempre tive um olhar voltado para o meio ambiente, mas conforme fui frequentando diversas comunidades percebi cada vez mais, como o que não é nada para uns é tudo para outros, por exemplo: todos os anos eu ajudava crianças que não têm condições de comprar material escolar, eu e meus voluntários nos juntavamos para arrecadar materiais escolares novos e conforme o passar do tempo as doações foram diminuindo. Foi quando percebi como sobravam folhas no meu caderno e como muitos dos meus colegas jogavam seus materiais escolares no lixo, cadernos e materiais lindos e bem cuidados, mas que seriam substituídos por novos todos os anos, então pensei em como poderíamos reutilizar esses cadernos. Pesquisei na internet e encontrei uma forma e há 5 anos ajudo crianças em vulnerabilidade social com materiais novos e usados em ótimo estado, faço 360 mochilas por ano com material reaproveitado.

Existem diversas formas de reutilizar aquilo que você não quer mais, você pode reutilizar algo na sua casa, ou até mesmo dando um destino correto para aquele “lixo”, pois assim outra pessoa pode usar o “lixo” de uma maneira sustentável, por exemplo na minha casa nós separamos tudo, temos a lixeiras coloridas para separar os materiais e eu faço artesanato com eles, o que eu não utilizo, nós damos para pessoas que irão utilizar, como Ongs que ajudam animais de rua arrecadando tampinhas de latas e garrafas.

E você? Já pensou em quantas coisas que você jogou no lixo que poderiam ser reaproveitadas e quais práticas que você pode adotar na sua casa para reduzir o seu lixo e se transformar em uma pessoa mais sustentável. Te proponho um desafio: repense suas atitudes com o meio ambiente, comece a separar e reutilizar o que iria para o lixo e logo você irá ver a quantidade de coisas que você joga fora sem necessidade. E lembre-se sempre dessa frase de Madre Teresa de Calcutá “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Nenhuma ação é pequena, todas as ações impactam o mundo de alguma forma. Seja a mudança que você quer no mundo. 

 

Marina Cunico

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?