A importância da Fidelização nos dias de hoje

O mercado de fidelidade cresceu nos últimos anos e as Pequenas e Médias Empresas, assim como Empreendedores, viram esta mudança impulsionada pela tecnologia, inovação e uma Pandemia que nos trouxe uma realidade que só veríamos em 2025.

A História está cheia de momentos de fidelização de clientes que são citados em centenas ou milhares de livros, que muitas vezes nem é o foco da mensagem, mas está lá! Talvez tenha passado despercebido, seja com os cartões ou fichas de cadastro, cartões marque 10, cupons de descontos e hoje na atualidade os CRM (Customer Relationship Management) que não só fidelizam, mas que trazem dados dos hábitos das pessoas, com essa informação as pequenas e médias empresas podem agir tão rápido quanto uma grande rede. Porque custa 7 vezes mais caro um novo cliente. Este fidelizado e bem atendido aumenta em até 25% suas compras, traz 3 novos, diminuindo o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Fidelização de clientes com benefícios pode parecer recente para muitos empresários, mas não é!

 Veja alguns exemplos:

O Clube Mais, programa de benefícios do grupo Pão de Açúcar, foi criado em 2000 e hoje corresponde a mais de 70% de suas vendas, o KM de Vantagens, programa de benefícios do Ipiranga, foi criado em 2009 e hoje tem milhões de afiliados. Em constante modernização essas empresas já acrescentaram o benefício de Cashback aos seus programas. 

Se formos falar de forma global, a fidelização e benefícios aos consumidores ganhou força há uns 30 anos. Muito utilizado na Europa e Estados Unidos, o Cashback (Dinheiro de Volta), ganhou força no Brasil a partir de 2019 e veio para ficar. Muito impulsionado por uma economia fragilizada, busca pelo Digital e visando o consumidor. Este, por outro lado, mudou seus hábitos, vem impulsionando a economia recebendo parte do que consome de volta e retornando este valor para o mercado. 

É possível que você esteja se perguntando: “mas onde o cashback surgiu?”. O modelo foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebates. Logo no lançamento, ela tinha em seu portfólio 40 lojas online parceiras que ofereciam até 25% do dinheiro de volta.

Já por aqui, o modelo de cashback demorou a chegar, visto que a estratégia de recompensa começou a ser utilizada apenas em 2007. Desde então, o segmento cresceu muito. De acordo com o Sebrae, em 2019, o Brasil tinha cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos que estão cadastrados em programas de cashback. Uma movimentação e tanto para a economia, não é mesmo? (Fonte: Rockcontent)

Mas e a segurança desses dados? 

Para a segurança dos clientes foi criado em 2018, na União Europeia, a GDPR (General Data Protection Regulation) e, mais recentemente, aqui no Brasil a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em fase de implantação, que tem como objetivo principal assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários, por meio de práticas transparentes e seguras, garantindo direitos fundamentais.

A vantagem de todo este “boom” tecnológico é que agora as pequenas e médias empresas podem fazer parte do mercado de fidelização, gerando relacionamento com seus clientes, obtendo dados, análises estatísticas, novas fontes de renda e aumentando suas vendas. 

Para um mundo mais consciente, consumidores inteligentes e empresas colaborativas, a fidelização de clientes deve ser implantada agora, porque isso só trará resultados a médio e longo prazo.

 

Marcos André

Especialista em Marketing de Relacionamento com Cashback

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