Compostagem é ação 

 

Todas as pessoas quando estão em contato com a natureza, sentem uma sensação positiva. Acredito que essa sensação acontece pois fazemos parte da natureza, e como Ernst Gotsch ensina: nós não somos o ser inteligente, mas fazemos parte de um sistema inteligente. Utilizamos da natureza para tudo, e  compreender isso é fundamental para passar a respeitá-la.

Durante minha graduação em Relações Internacionais pude estudar diversos temas como Economia, Política, História e Direito. Em uma dessas aulas ouvi que para um país ter uma boa política externa, é preciso antes ter uma boa política interna. Faz sentido, apesar de não ser tão simples assim.

Sendo assim, morando no Brasil, você vê facilmente como o saneamento ambiental (Gestão de resíduos + saneamento básico) não é levado a sério. Em busca dessa mudança, encontrei diversas pessoas que também falavam sobre isso. 

Como uma sociedade que se encontra tão tecnológica e se diz tão avançada, não consegue nem tratar seus resíduos e respeitar a natureza?

Por sorte, conheci o Ciclo Orgânico, no Rio de Janeiro, que oferece o serviço de coleta de resíduos orgânicos para a prática da compostagem. Percebi que era uma mudança interna e simples, e que pouca gente fazia. Mais que isso, possui inúmeros benefícios. Hoje, trabalho a mais de três anos com compostagem com a Compostagem da Vila, oferecendo o serviço de coleta e tratamento dos resíduos orgânicos.

A compostagem fornece o ambiente correto para a decomposição da matéria orgânica, como por exemplo,  das podas de árvores, restos de alimentos e estercos. Você deve criar o ambiente ideal para equilibrar a proporção Carbono e Nitrogênio. Dessa forma, a compostagem passa pela fase termofílica, por meio dos microrganismos aquecendo e chegando atingir 70°C. Posteriormente, é a fase de maturação, em que o seres decompositores agem transformando o resíduo orgânico em adubo. É preciso fazer uma boa montagem da pilha para você obter um bom composto. Existem diversos modelos de composteira, em que o resultado pode ser  o composto, húmus de minhocas/ gongôlos e fertilizante líquido.

É indicado para todos, servindo como uma solução ambientalmente correta, pois deixa de enviar os resíduos orgânicos para aterros sanitários e lixões. Isso reduz a emissão de  gás metano, que é gerado quando misturado o resíduo orgânico com metais pesados e contaminantes.

Além desses benefícios citados, a compostagem possui o potencial de olhar melhor para os resíduos de uma forma geral. Por exemplo, é possível fazer gás de cozinha com restos de alimentos, é possível reduzir o desperdício, é possível melhorar nossa alimentação.

Quanto ao próprio processo da compostagem, é possível até aquecer a água. Mas, destaco sua capacidade de incentivar a separação correta dos resíduos, e sua produção de composto. Por fim, destaco também a possibilidade de tratar fezes por meio da compostagem.

Quem nunca de uns tempos pra cá não se perguntou sobre a qualidade do saneamento ambiental e todos falam que é culpa do governo. Sim! É culpa do governo e do sistema financeiro internacional. Porém, cabe a nós nos informar e reivindicar o que é justo.

O que quero dizer com isso é mostrar que somente uma sociedade civil organizada pode fazer acontecer uma mudança de impacto que torne o saneamento ambiental do Brasil um exemplo.

 

João LuÍs Pinto Franco da Rosa

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?